terça-feira, 12 de outubro de 2010

É impossível ser feliz sozinho?

A música já diz... O mundo diz... A Bíblia diz... Cresci ouvindo nos contos infantis o "e eles foram felizes para sempre".
Tem que ser necessariamente dois, um casal, para ser feliz pra sempre?
Primeiro que acho que não tem como ser feliz pra sempre. Não é normal, não é humano. Por mais tranquila que seja a vida de qualquer pessoa, sempre existe um porém. Um probleminha aqui, uma insatisfação ali, uma coisinha acolá.
Depois acho que vc tem que buscar a felicidade em vc mesmo e não em terceiros. Claro que em boa companhia de família e amigos, com amor, tudo fica mais legal.
Claro que não quero dizer que a pessoa tem que ser só. Não. Acabei de falar sobre a boa companhia da família e amigos.
O que não acho legal é essa cobrança de toda a sociedade de que você tem que ter alguém do seu lado. Quase que obrigatoriamente. Se não tem você é coitado, é só, não é amado.
Eu me sinto bem comigo mesma. Minha companhia é legal. Eu sei disso. Me curto. Vou ao cinema, teatro e já fui até a show só. Consigo me aturar numa boa. E acho isso tão bom, tão maravilhoso!
Não que eu me baste, claro que não me basto. Mas aprendi cedo que não devo deixar de viver por que não tenho um namorado, um marido, um companheiro.
Tenho a sorte de ter sido bem criada, de valorizar minha independência e de saber fazer bom uso dela.
Tenho a sorte também de ter bons amigos, muitos e companheiros. Sei com quem posso contar pra cada ocasião. E, melhor ainda, sei com quem eu posso contar para todas as ocasiões.
Tenho a sorte de ter uma mãe tão especial. Que me ensinou tanto.
Tenho a sorte de ter tido uma vida que me proporcionou tantas e tão boas experiências. Tudo muito enriquecedor.
Claro que gostaria de ter uma pessoa legal, um homem decente ao meu lado. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... Ter filhos, como eu sou maternal!
Mas o que vou fazer se estou só? 
Penso na minha velhice, no desenrolar das coisas mais pra frente...
Sou seletiva sim. Lógico que não vou querer qualquer um ao meu lado. Melhor ficar só do que viver a sombra de outro ou me submeter a coisas que não acho legal.
Hoje eu tive ainda mais certeza da certeza de que é melhor estar só do que mal acompanhada.
Antes de qualquer coisa sou honesta. Honesta comigo e com os outros. Procuro não trair. Principalmente não me trair. Valorizo meus valores, meus princípios, minha educação, meu caráter, minhas crenças. Eu me valorizo.
Não brinco com sentimento de ninguém nem quero que brinquem com os meus.
Ultimamente acho que estou ficando prática demais da conta: se não me faz bem é melhor afastar. Pronto.
E vou brincando com a possibilidade de ser feliz sozinha. Mesmo sem estar sozinha por completo... 

4 comentários:

  1. tia Vanessa! li seu e-mai e vim logo aqui conferir a novidade. adorei seu blog fofinha :D
    virei sempre visita-la!
    beijinhos, Camila da Soledade.

    ResponderExcluir
  2. Lindo e vc focou algo muito importante. A nossa felicidade não depende de outra pessoa. Ser feliz depende unicamente de nós mesmos. É um eterno exercício, mas isso é possível sim.
    Beijos
    Carlinhos

    ResponderExcluir
  3. Vannn, amore!
    Que ótimo saber notícias suasssss! Tu sabe né, no meio dos meus afazeres domésticos fica difícil da gente se ver. Um beijão pra tu.
    ps: não tenho blog, mas Davi tem hihihihihhi: www.bigboydavi.blogspot.com
    xeroooooo

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que feliz esse teu blog. Acho que nessa frase voce resume com força todo o seu texto: "(procuro)Principalmente não me trair".
    Beijo imenso, Mannu !

    ResponderExcluir